quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Doença reumatológica incapacita

 
 
Murillo Constantino
Elaine: hereditariedade está entre as causas da doença
A mais importante e freqüente doença reumatológica que atinge homens e mulheres a partir dos 40 anos é a osteoartrose. Além de tornar o doente incapacitado para o trabalho, devido às dores e ao incômodo que provoca, a doença causa altos custos sociais e econômicos. É a quarta causa de aposentadoria por invalidez no País. Caracterizada pela degradação da cartilagem existente entre os ossos e provocando a diminuição do espaço articular (existente entre as estruturas ósseas e a cartilagem) a osteoartrose aparece principalmente nas articulações que suportam maiores cargas: joelhos, quadris, vértebras da coluna além dos dedos das mãos e dos pés, ombros, tornozelos e outras.
Os sintomas têm intensidade e duração variável como dores articulares (parecidas à “sensação de peso”, “queimação”, “ferroadas” ou “agulhamentos”), rigidez articular nos primeiros movimentos da manhã ou ao iniciar uma caminhada, sensação de dormência (formigamento) confundindo-se, às vezes, com alterações circulatórias nos membros superiores ou inferiores. Estudos da Organização Mundial da Saúde indicam que no Brasil a osteoartrose atinge entre 40% e 60% da população adulta acima de 40 anos, podendo alcançar até 90% dos idosos. Estima-se que de 30 a 40% das consultas realizadas em ambulatórios especializados tenham relação com a doença.
São muitos os fatores que desencadeiam a enfermidade, sendo que em algumas pessoas predomina a hereditariedade (há famílias em que quase todos os integrantes desenvolvem a osteoartrose), e em outros indivíduos a doença é conseqüência de uma disfunção mecânica.
A idade também é um fator de risco. Indivíduos acima de 40 anos já estão sujeitos ao aparecimento da doença, mas, quanto mais avançada a idade, maior o risco de seu desenvolvimento. Há, também, uma associação clara da osteoartrose nos joelhos com a obesidade.
Nos homens a doença aparece com mais freqüência nos joelhos e quadris, já nas mulheres ela surge de forma mais comum nos dedos das mãos – formando nódulos nas extremidades dos dedos – e nos joelhos. Os sinais degenerativos da osteoartrose podem ser vistos habitualmente na coluna vertebral a partir dos 50 anos de idade.
Atletas que praticam esportes de desaceleração e saltos também apresentam riscos de desenvolver a doença por submeterem determinadas regiões do corpo a impactos fortes.
Há algum tempo, só a fisioterapia era usada para tratar a osteoartrose, mas hoje existem novos fármacos capazes de prevenir e combater a doença. Em alguns casos há a necessidade de procedimentos cirúrgicos para correção de deformidades e recuperação da função articular.
Exercícios físicos regulares sem impacto como caminhadas e atividades aquáticas (natação, hidroginástica), alimentação balanceada e controle do peso também são importantes armas para prevenir a osteoartrose.

0 comentários:

Postar um comentário