quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Viver com Espondiloartrose

Para viver melhor com espondiloartrose, a atividade física bem orientada é a melhor maneira de aceitar e aprender a viver com a espondiloartrose, que é uma doença ortopédica que  apesar de não ter cura, tem tratamento para controlar sua sintomatologia.
É importante encontrar a melhor maneira de contornar a dor e as limitações que esta doença provoca e algumas dicas úteis são as massagens de relaxamento, exercícios de alongamento muscular e a caminhada, embora algumas vezes a cirurgia possa ser indicada para diminuir o desconforto e travar sua velocidade de evolução da doença.
A espondiloartrose pode ser controlada e é possível passar dias sem sentir dor, mas para isto é necessário seguir as orientações do médico e do fisioterapeuta. Não fazer esforços, emagrecer e evitar a má postura são orientações que devem ser seguidas diariamente.
Os exercícios como o Pilates no solo ou na piscina, ajudam a diminuir a dor e melhorar a amplitude de movimentos. Mas é importante que estes exercícios sejam realizados sob a orientação de um fisioterapeuta especializado para evitar maiores danos na coluna. A hidroterapia também é uma grande aliada pois associa os alongamentos com os movimentos respiratórios, e a água morna facilita os movimentos e promove o relaxamento muscular.

0 comentários:

Postar um comentário