quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Espondiloartrose

O que é:

A espondiloartrose é um tipo de artrose que causa uma série de alterações na coluna lombar, cervical ou dorsal, afetando os ossos, ligamentos, disco intervertebral e nervos provocando dor, o que muitas vezes é incapacitante.

Causas da espondiloartrose

A espondiloartrose pode ser causada por:
  • idade;
  • genética;
  • má postura;
  • traumatismo;
  • esforço repetitivo;
  • lesões desportivas;
  • comprometimento dao disco intervertebral;
  • desgaste ósseo.

Como identificar a espondiloartrose

Para identificar a espondiloartrose o ortopedista ou fisioterapeuta podem requisitar os seguintes exames: raio x, a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada. Estes exames geram imagens, que podem facilmente evidenciar os danos na coluna e a sua gravidade.
Na espondiloartrose o disco intervertebral pode ficar deformado causando uma hérnia de disco, e além disso os ligamentos da coluna ficam frouxos gerando sintomas típicos da doença.

Sintomas da espondiloartrose

Os sintomas da espondiloartrose são relacionados com o local onde ela está localizada, na cervical, dorsal ou lombar.
Por norma a primeira queixa é a dor nas costas, que piora com os movimentos e tende a regredir ao repouso. Mas pode ocorrer uma dor que irradia para as pernas ou para os braços, se houver comprometimento do sistema nervoso periférico, e há ainda diminuição da força muscular e falta de flexibilidade.

Tratamento para espondiloartrose

O tratamento para a espondiloartrose pode ser feito com fisioterapia. Se a dor for incapacitante ou não regredir com a fisioterapia, pode-se recorrer à cirurgia.

Fisioterapia para espondiloartrose

Na fisioterapia para a espondiloartose pode-se fazer exercícios para melhorar a postura, usar aparelhos para aliviar a dor e o desconforto, e os alongamentos que vão melhorar o aporte sanguíneo e melhorar a amplitude de movimentos.
Para complementar o tratamento deve-se emagrecer, evitar levantar pesos e fazer grandes esforços para não prejudicar ainda mais a coluna. Massagens terapêuticas e de relaxamento também podem ser úteis assim como a toma de analgésicos e anti-inflamatórios em dias de maior dor.
O trabalho da fisioterapia é capaz de aliviar os sintomas da espondiloartrose, mas trata-se de uma doença progressiva e degenerativa e provavelmente o indivíduo deverá fazer várias sessões de fisioterapia durante a vida.

0 comentários:

Postar um comentário